fbpx

Endoguide 3D: Uma nova realidade

ENDOGUIDE 3D: uma nova realidade

Os avanços tecnológicos abrem novos leques de possibilidades tanto para a realização de diagnóstico quanto para a realização de tratamentos, beneficiando a odontologia contemporânea nas suas diversas áreas: na radiologia, implantodontia, cirurgia ortognática, ortodontia e prótese.

Em Endodontia, não é diferente. Com a utilização da técnica de Endoguide3D, é possível solucionar casos complexos, de forma eficiente e segura, como naqueles apresentando calcificações severas. Anteriormente, estes casos desafiadores, mesmo com a utilização de microscopia operatória, eram processos lentos, apresentando alto índice de falhas.

A técnica do Endoguide3D permite realizar um acesso guiado através de canais calcificados, atingindo o alvo com previsibilidade. Esta técnica consiste na utilização das seguintes tecnologias: tomografia computadorizada Cone Beam de alta resolução, escaneamento ótico intra-oral e sistema CAD\CAM (Computed-aided Design\Computed-aided Manufacturing). Fusionando as duas tecnologias tridimensionais, as imagens tomográficas com aquelas do escaneamento intra-oral é possível no software CAD planejar virtualmente uma broca que percorra todo o tecido calcificado e atinja o canal remanescente apical. Através deste software é possível também criar uma guia virtual que irá reproduzir o posicionamento da broca clinicamente. A seguir, este planejamento virtual é exportado para uma impressora 3D (CAM) onde ocorre a produção física da guia. Com a guia em mãos, o endodontista irá posicionar a guia na arcada do paciente e introduzir a broca, através da guia, atingindo a luz visível remanescente do canal.

Esta técnica apresenta-se viável aos endodontista e clínicos pois, além de altamente previsível, é de rápida execução, não necessita de vasta experiência clínica e nem mesmo da utilização de microscopia operatória. Além disso, o custo é menor que o da cirurgia parendodôntica e do implante.

Estamos utilizando também esta técnica, com sucesso, em outras situações desafiadoras como na remoção de pinos de fibra longos, casos de desvios e\ou perfurações, entre outras.

Aqui se encontram 2 referências bibliográficas caso queiram mais informações técnicas!

  1. Lara-Mendes STO, Barbosa CFM, Santa-Rosa CC, Machado VC. Guided Endodontic Access in Maxillary Molars Using Cone-beam Computed Tomography and Computer-aided Design/Computer-aided Manufacturing System: A Case Report. J Endod. 2018a May;44(5):875-879.

  1. Lara-Mendes STO, Barbosa CFM, Machado VC, Santa-Rosa CC. A New Approach for Minimally Invasive Access to Severely Calcified Anterior Teeth Using the Guided Endodontics Technique. J Endod. 2018b Oct;44(10):1578-82.

Até a próxima!

Sônia Lara Mendes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *