fbpx

Transformação do sorriso por meio de fechamento de diastema utilizando resina composta

Renato Voss Rosa – CRO-PR – 29102
Matheus Pasqualin Lange – Acadêmico de Odontologia Universidade Positivo-PR

 

A Brilliant EverGlow® (Coltene) é um compósito submicro-híbrido de carga elevada e radiopaco, disponível em tonalidades universais, translucidas e opacas. Apresenta ótima consistência e manipulação, simplicidade e versatilidade na prática clínica, facilidade de polimento, manutenção prolongada do brilho, sistema de cor Duo Shade, maior fluorescência, elevada resistência (possibilitando o uso em dentes anteriores e posteriores), além de permitir construção de restaurações estéticas utilizando apenas uma cor de corpo.

A disponibilidade de cores e opacidades (Universais: Bleach; A1/B1; A2/B2; A3/D3; A3,5/B3; C2/C3; A4/C4. Opacas: OBL; OA1; OA3. Translúcidas: BL Trans; Trans) permite a produção de restaurações com alta qualidade de mimetização das características naturais dos dentes, resultando em alto desempenho estético.

 

RELATO DO CASO

A paciente, 21 anos de idade, procurou atendimento devido a deficiência estética causada pela aparência assimétrica de seu sorriso, presença de diastemas e pelo tamanho reduzido dos dentes anteriores-posteriores. Visto que a queixa principal da paciente envolvia apenas tamanho e formato de dente, a opção do clareamento foi descartado. Levando em consideração uma abordagem minimamente invasiva e a adaptável aplicação do sistema Brilliant EverGlow – Coltene, optou-se pela confecção de facetas diretas em resina composta nos dentes 14, 13, 12, 11, 21, 21, 23 e 24.

O ponto crucial deste caso foi o fechamento dos diastemas de maneiras simples e objetiva. Facilmente reproduzida pelo clínico.

 

Os passos e materiais utilizados estão descritos e anexados às suas respectivas imagens a seguir:

1 – Foto inicial frontal do sorriso, destacando as referências dessimétricas entre os dentes, com ênfase nos diastemas anterossuperiores.

 

2 – Fotografia inicial intraoral com fundo preto a fim de obter uma melhor observação de detalhes como a translucidez de borda incisal e os diastemas generalizados.

 

3 – Isolamento absoluto com lençol de borracha Hygenic – Coltene e grampos entre os dentes 15 e 25.

 

4 – Inserção dos fios retratores nos dentes 11 e 21.

 

5 – Proteção com IsoTape dos dentes adjacentes ao 11 e 21 com o objetivo de fazer o condicionamento ácido com Magic Acid – Coltene (ácido fosfórico a 37%).

 

6 – Aplicação do sistema adesivo One Coat Bond SL – Coltene.

 

7 – Confecção da parede palatina com Brilliant EverGlow Trans.

 

8 – Fechamento dos diastemas com a resina Brilliant EverGlow AO3.

 

9 – Aplicação da resina correspondente a dentina do terço cervical Brilliant EverGlow OA3.

 

10 – Aplicação da resina correspondente à dentina dos terços médio e incisal Brilliant EverGlow OA1 e produção dos mamelos.

 

11 – Aplicação da resina correspondente ao esmalte acromático em borda incisal Brilliant EverGlow Trans.

 

12 – Aplicação da camada final correspondente ao esmalte cromático vestibular Brilliant EverGlow A2B2.

 

13 – Demarcação das áreas de reflexão, deflexão de luz e confecção dos sulcos de desenvolvimento.

 

14 – Vista frontal em seguida da finalização, acabamento e polimento das restaurações mostrando maior proporção de tamanho e formato dos dentes.

 

15 – Comparativo entre a aparência inicial e final do sorriso, evidenciando uma maior harmonia do conjunto.

 

16 – Fotografias Artísticas após a finalização do caso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *